Muitos falam acerca da importância que as frutas cítricas têm para com o sistema imunológico. Nesta categoria podemos incluir frutos como a laranja, a tangerina, o abacaxi e o limão. Numa era marcada pela COVID-19 que género de importância acabam por ter estas frutas? A Coutinho & Arezes hoje explica-lhe.

Qual a importância das Frutas Cítricas para obter Vitamina C?

Mais do que um conjunto de alimentos a incluir na sua dieta, se é propenso a gripes e constipações, as frutas cítricas são, acima de tudo um potencial aliado no que toca a prevenir a COVID-19. Isto porque estas frutas são ricas em vitamina C, um componente essencial na formação do colágeno. Por sua vez este trata-se de uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele, além de também fortalecer o sistema imunológico. Também são ricas em ácido cítrico, potássio, vitamina A e flavonoides (importantes para redução dos lipídios).

Vitamina C: Qual a importância das Frutas Cítricas?

Salientamos também o facto de estas frutas ajudarem na prevenção de doenças cardíacas e ajudarem na hidratação do organismo devido ao facto de serem muito ricas em água. Devido a esta última característica tal ajuda na diminuição da prisão de ventre devido à riqueza destas frutas em fibras. Estes alimentos também são um grande aliado no que toca a combater a falta de ferro, pelo que se tem propensão a anemia, uma fruta cítrica por dia ajuda-o a prevenir o problema.

Sabia ainda que estas frutas podem ajudá-la a manter uma boa aparência? Sim, as frutas cítricas ajudam a emagrecer pelas suas poucas calorias e ajudam a manter uma pele bonita e saudável. Isto devido à sua composição de antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados por radicais livres às suas células.

Vitamina C: Qual a importância das Frutas Cítricas?

Há alguma “época ideal” para consumo de frutas cítricas?

Não há uma “época fixa” para se consumirem as frutas cítricas. Aliás as mesmas são altamente recomendadas na gravidez e na amamentação. São uma grande ajuda para a mulher no que toca a ajudar a mulher a ingerir a quantidade de vitamina C de que necessita para o seu organismo. Naturalmente devem ser consumidas com um certo cuidado pois a mulher tende a ter essa vitamina mais elevada quer durante a gravidez quer durante a lactação.

Vitamina C: Qual a importância das Frutas Cítricas?

Qual é a definição “geral” das frutas cítricas?

De uma forma geral, as frutas cítricas são definidas como todas aquelas que têm uma elevada quantidade de ácido ascórbico (mais especificamente vitamina C) que é responsável pelo sabor ácido e adocicado dessas frutas. Entre os principais exemplos de frutas cítricas podemos destacar os seguintes exemplos:

  • Laranja,
  • Tangerina,
  • Limão,
  • Lima,
  • Morango,
  • Kiwi.

Qual a melhor forma de consumir frutas cítricas?

A melhor forma de consumir estes frutos é ao natural, sem qualquer forma de processamento, visto que os alimentos com vitamina C tendem a estragar-se com luz, ar e calor. Se tem sumos feitos de frutas cítricas, deve sim coloca-los na geleira preferencialmente numa jarra escura e tapada de modo a evitar que se estraguem.

Mas será que bolos e outras coinfecções que envolvam frutas cítricas têm na mesma a vitamina C presente? A resposta a essa questão, caso a coinfecção tenha ido ao forno, é não. Isto porque ao ir ao forno o calor intenso destrói a vitamina.

Quais destes alimentos não faltam na sua alimentação? Diga-nos quais nos comentários. 

Leave a comment