Quem não conhece pratos e petiscos como bacalhau com grão, feijão frade com atum e cebolinho, ou uma boa massa de feijão vermelho ? O que têm em comum estas iguarias tão típicas das mesas portuguesas ?

Certamente todos os nossos leitores já provaram alguns destes sabores e já terão percebido que o que têm em comum é o facto de serem pratos / petiscos, em que a sua composição é rica em leguminosas.

As leguminosas, são sem dúvida um tipo de alimento muito presente nas nossas mesas (por vezes bem mais do que parece) e são muito ricas em diversos nutrientes. Genericamente muito ricas em fibras, proteínas, e bons hidratos de carbono, as leguminosas são muito recomendas em diversos tipos de dietas alimentares. Esse facto, aliado aos preços convidativos, e á facilidade de confeção, faz com que sejam muito presentes no regime alimentar mediterrâneo e sem dúvida que o sugerimos ter na mesa de sua casa e/ou da sua empresa.

leguminosas

Principais leguminosas em Portugal

Em seguida, listamos as principais leguminosas comercializadas em Portugal, assim como as suas principais características.

Feijão vermelho

Ricos em aminoácidos, antioxidantes, carboidratos, fibras e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco, é excelente para incluir em massas, arroz, ou sopas.

Grão de bico

Rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, é um ingrediente que, cru ou cozido, é uma ótima opção para acompanhar saladas, incluir em sopas, ou até mesmo para fazer patês.

Ervilhas

Com baixo índice glicêmico, é sobretudo composta por fibras, proteínas, vitaminas e minerais, como cálcio. É uma opção muito utilizada para complementar diversos tipos de arroz.

Na Coutinho e Arezes dispomos de uma vasta oferta de leguminosas. Contacte-nos caso pretenda receber um orçamento personalizado para a sua empresa.

Leave a comment