Indíce
As frutas de outono também têm o seu “lugar ao sol” mesmo nas épocas frias. Muitos acreditam que é o verão a melhor época para comer furtas, quando na verdade estes alimentos fazem parte de uma boa alimentação ao longo de todo o ano. A Coutinho & Arezes hoje apresenta-lhe alguns bons exemplos de frutas que o irão ajudar a começar esta nova estação da melhor forma.
Hoje em dia, num mundo que se move à base da pressão, bem como de outros problemas como o stress e a ansiedade, a tendência à má alimentação acaba por imperar. Nesse sentido uma dieta que seja rica em frutas é uma das chaves para uma vida saudável, longa e feliz. Saiba quais as frutas a incluir na sua ementa de outono.
Maracujá
Sim o Maracujá continua a ser popular mesmo no começo do outono. Além de ser uma grande fonte de vitamina C, é de salientar que a casca do maracujá pode ser aproveitada para outros pratos. Basta deixá-la a secar e a moer para adicionar às refeições.
Abacate
O abacate tem diversos benefícios para a saúde. É rico em vitaminas C, E e K e minerais como potássio e magnésio, o que ajuda a hidratar a pele e os cabelos. Outra vantagem do abacate é ter poder antioxidante, combatendo o colesterol e prevenindo a aterosclerose.
Castanhas
A castanha, o fruto do Magusto por excelência, tem em 10 unidades metade da porção diária de vitamina C e 17% da necessidade de fibra. A melhor forma de tirar partido deste fruto é consumi-lo cozinhado. As castanhas têm ainda hidratos de carbono complexos, vitaminas A, C e E, potássio e ácido fólico.
Maçãs
Nunca ouviu o clássico provérbio inglês “An apple a day, keeps the doctor away” (“Uma maçã por dia mantém o médico longe em tradução livre”)? Por isso consuma esta fruta todos os dias, sendo a refeição ideal para incluir este fruto o pequeno almoço ou num lanche da manhã. Esta fruta vai ser uma grande aliada a combater constrangimentos como perda de peso, combate às doenças cardiovasculares, saúde oral, combate aos radicais livres e reforço do sistema imunitário.
Melão
O melão é rico em vitamina A e magnésio e caroteno. É ainda uma grande ajuda na prevenção de infeções, previne o envelhecimento precoce da pele, ajuda a melhorar o trânsito intestinal, fortalece ossos e dentes e ajuda à prevenção de doenças cardíacas.
Tangerina
Sabia que é no outono que as tangerinas são mais saborosas e necessárias pelo seu valor nutricional? Na tangerina mais pequena poderá encontrar a dose quase ideal de vitamina C diária. A tangerina ainda contém a seu favor elementos como fibras, antioxidantes, magnésio e ácido fólico.
Uva
É ainda em setembro que começam as vindimas, logo, é normal que as uvas também se tornem particularmente populares neste mês. São frutas energéticas que ajudam a reduzir a coagulação do sangue, a regular o seu trânsito intestinal, a reforçar o sistema imunitário, a desintoxicar o organismo, e a prevenir alguns tipos de cancro e protegem contra a ação dos radicais livres.
Coco
Sabia que o coco é uma fruta bastante calórica? Apesar disso é uma fruta que é rica em gorduras boas e pobre em carboidratos. O seu valor nutritivo está dependente de se a fruta estiver madura ou verde. Entre os benefícios mais notáveis que pode retirar destas frutas podemos destacar a melhoria do trânsito intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico. Dica: use o coco como opção de bebida isotónica no seu pós-treino.
Pera
Por fim, temos uma fruta que também continua a ser muito comum nas nossas cozinhas: a pera. Esta é uma grande fonte de fibras e antioxidantes, sendo uma aliada potencial no que toca à prevenção de doenças cardiovasculares, bem como alguns tipos de cancro.
Leave a comment