Indíce
Nada como dar preferência ao que é nosso. Portugal tem ao seu dispor uma diversidade enorme de pomares espalhados por todo o território. A proximidade entre produtores sem dúvida que é um fator muito importante na qualidade final que é entregue aos consumidores. A Coutinho & Arezes hoje vai-lhe dar alguns bons exemplos nacionais de alguns dos melhores frutos de origem lusitana.
Conheça 6 frutas portuguesas que tem que experimentar!
Laranja do Algarve
Muitos sabem que é por terras algarvias que é produzida a maior parte das laranjas de Portugal. Grande parte da razão para tal está relacionada com o sol e temperatura, as características do solo e as poucas geadas que tendem a não ocorrer por lá. Como resultado, as laranjas desta região costumam ser definidas pela sua cor intensa, bem como pelo seu sabor doce e sumarento.
Pera Rocha do Oeste
Uma curiosidade: sabia que este se trata de um produto DOP (Denominação de Origem Protegida)? É ainda de salientar que que este produto de uma variedade exclusivamente portuguesa é dono de uma cor, textura e sabores que não enganam.
Maçã de Alcobaça
A maçã de Alcobaça existe em nove variedades, de entre as quais destacamos a Gala, a Pink, a Granny, a Red Delicious, a Fuji e a Golden Delicious. É caso para dizer que esta se trata de uma maçã única mas não de uma única maçã.
Pêssego da Cova da Beira
Mais uma vez temos um caso no qual a região beneficia o produto. A Cova da Beira define-se pela sua localização privilegiada que ajuda a proteger as árvores dos ventos provenientes do Atlântico. O resultado? Um pêssego que ganha pontos pela sua polpa amarela bastante suculenta, bem como pelo seu sabor intensamente doce.
Tomate do Ribatejo
Sabe o ketchup com que costuma comer as batatas sempre que vai ao McDonald’s em Portugal? Pois é: o sabor é vindo do tomate do Ribatejo. Este fruto é caracterizado pelo seu molho bastante doce com um certo toque de acidez natural que já lhe valeu uma distinção um pouco por todo o mundo.
Figo da Piteira do Alentejo
Por fim apresentamos-lhe um fruto que apenas é colhido à noite em Portugal. E porquê? É devido ao facto de que os seus picos amolecem nesta altura do dia, algo que facilita a sua colheita. Exótico e definitivamente refrescante à semelhança do fruto mencionado no tópico anterior, o mundo também já deu sinal relativamente ao seu sabor tão distinto em relação a outros figos.
Leave a comment